14/12/2018 Arquitetura Preventiva - NOSSOS PAIS PRECISAM DE DE AMOR E PROTEÇÃO
Arquitetura Preventiva.
Nossos pais precisam de amor e proteção Nossos pais precisam de amor e proteção. Quando fomos crianças eles nos deram amor, carinho e amparo. Agora é a nossa vez de retribuir.
Eles foram a autoridade na família e sentem muito por não serem mais por causa das suas limitações físicas. Muitas vezes o meio de chamar a atenção devida à carência afetiva pela ausência física dos filhos é a teimosia.
Tenhamos o olhar de afeto e paciência pois eles precisam muito de nós. Eles já sentem o cansaço nas pernas que já não mais o atendem como antigamente e isso os deixam frustrados. Empatia. Se ponham no lugar deles e falem como gostaríamos que falassem conosco.
Ao invés de “vou chamar um arquiteto para ver o banheiro para você não escorregar e cair no chão”, vejam que carinhoso: “hoje eu li um artigo super legal sobre segurança dentro de casa, escrito por um arquiteto que se dedica a esse assunto e pensei em convida-lo para vir nos ajudar”.
E aí juntos, sem imposições pais, filhos e o arquiteto vão conversar sobre as soluções para as necessidades sem criar situações estressantes. A mesma paciência deve ser empregada quando o filho percebe tapetes e móveis que podem colocar em risco a segurança do idoso.
Decidir sobre a arrumação da casa os incomoda muito pois para eles quem manda ali ainda são eles. Amigos, ofereçam a mão amiga e os ouvidos cheios de amor e atenção para nossos idosos felizes e teremos uma vida tranquila.
Vamos tomar um café e conversar para eu avaliar a segurança no seu lar ou do seu ente querido.
Por: Marcelo Machado - Arquiteto